segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Vai ter comida exótica assim lá na China!




Foto: Reprodução

A China preocupada com a Vaca Louca brasileira é a China que tem os cardápios mais loucos desse mundo, rs. Louco, mas saudável, ok. Eu nunca fui ao outro lado do mundo (mesmo depois de descobrir que não se chegava lá apenas cavando, cavando e cavando...) mas adoraria, guiada pela história e, sobretudo, pela gastronomia. Se existe algum lugar com comidas mais exóticas que as que ouvimos falar na China, por favor, me contem.
 
Cachorro, escorpiões, gafanhotos, cobras, barbatanas de tubarão e outras especialidades fazem parte da rica culinária daquele país.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
De acordo com a Rádio Internacional Chinesa, que disponibiliza conteúdo online em dezenas de idiomas, a cozinha da China divide-se em 4 grandes escolas, Norte, Sul, Leste e Oeste, cada uma delas com suas sub-regiões e milhares de pratos típicos.

Na região Oeste, os pãezinhos cozidos, as massas e os talharins feitos à mão são muito presentes e especiais.

No Sul é comum evitar muitos condimentos, em busca de perfeito equilíbrio entre cor, aroma, sabor e textura. A preferência é por alimentos crus. O arroz e os preparos agridoces são em abundância.

No Norte, a característica mais marcante, segundo conta a rádio chinesa, é a presença de milho, trigo e outros cereais no lugar no arroz. Os condimentos são usados em abundância e as carnes também, como de boi, porco, pato e outras (#medo).

Foto: Reprodução


E, por fim, no Leste, muitos vegetais, peixes frescos e mariscos. Pratos refogados e cozidos no vapor, com muitos condimentos e misturas fortes de sabores, podendo agregar, ao mesmo tempo, sensações doces, salgadas, ácidas e amargas em uma mesma receita.

Muito além do Yakisoba, né?! Certamente a comida chinesa que comemos no Brasil representa quase nada da pluralidade gastronômica daquele país. China, me espere! Quem sabe um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário