terça-feira, 4 de novembro de 2014

Muito além do leite de soja

Foto: Reprodução
Quando falamos em agronegócio e na maior commoditie brasileira, a soja, muitas pessoas afirmam que o grão está totalmente fora da alimentação do brasileiro, que o país investe em algo que não consome e coisa do tipo. Sim, verdade que existem outros alimentos muito mais consumidos pelo brasileiro, a exemplo do arroz e do feijão. Mas, é interessante saber que oleaginosa mais produzida no Brasil está muito além do leite de soja.

Além do leite vegetal, a soja atende a um mercado específico de alimentação com restrições e um nicho de produtos mais saudáveis, como farinha de soja, proteínas texturizadas de várias cores e formatos, extratos para preparo de bebidas e comestíveis, tofu, snacks e uma grande variedade.

E, se você não utiliza esse tipo de alimento em seu cotidiano, é bem possível que você consuma soja sem se dar conta. Obviamente, além do óleo de soja, o mais utilizado na cozinha, e do próprio grão (usado em saladas, por exemplo) existem muitos outros industrializados que levam o grãozinho na composição, como chocolates, temperos prontos, massas, misturas para bebidas, papinhas para bebês, muitos alimentos dietéticos, shoyo, molhos para salada, margarina e gordura vegetal, exemplos citados pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Foto: Reprodução
Um subproduto, a lecitina de soja, é um emulsificante utilizado no preparo de salsichas, maionese, sorvetes, achocolatados, barras de cereais, produtos congelados e outros. Com certeza, muitos desses produtos, em maior ou menor intensidade, são consumidos com frequência pelo brasileiro.

E tem mais. A carne que nós comemos é a convergência de proteína animal e proteína vegetal. Carne bovina, carne suína, aves e peixes são produzidos com auxílio do grão. A alimentação dos animais leva grandes quantidades de farelo de soja, quer dizer... E então, a soja está presente ou não à nossa mesa mais do que pensávamos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário