Embora não seja algo novo, os
clubes de vinhos têm se popularizado ultimamente e animado iniciantes nesse
universo a contratar uma assinatura. Para quem ainda não sabe como funcionam,
esses clubes oferecem seleções mensais, entregues na casa no cliente, por um
preço normalmente fixo e com benefícios como compilação de informações
especializadas.
Para quem é grande entendedor de
vinhos – e só toma exemplares especialíssimos – esse tipo de clube pode não ser
uma mão na roda, ops, taça. Mas, para quem não é tanto, é uma boa saída.
Se você não sabe escolher, tem
uma equipe escolhendo para você. Se você não sabe como tomar, estão à mão
informações sobre temperatura, necessidade de aeração ou decantação, tempo de
guarda, harmonizações... E, ainda, chega em casa!
É um ótimo custo benefício, mas,
claro que seleções para serem enviadas para milhares de pessoas são rótulos
mais comuns. As únicas ponderações que já ouvi sobre este serviço até hoje
foram de enófilos reclamando da qualidade, da personalidade, do peso das
seleções. Então, no caso de muito conhecimento no assunto, talvez seja o caso
de frequentar lojas físicas e realizar compras adequadas.
Para quem (como eu) mora em uma
cidade que só vende Sangue de Boi e Chapinha no supermercado, o fato de os
vinhos chegarem em casa já compensa muito. Além do mais, estes clubes costumam
ser de lojas e importadoras e beneficiam com descontos e frete grátis compras
além da assinatura.
Selecionei alguns que encontrei
na rede e seus principais serviços. Tim tim!
Clube W – Um dos mais populares.
Frete grátis para todo o Brasil e descontos de 15% com frete grátis, também,
para compras dos sócios no site. Disponibiliza 3 assinaturas diferentes, com 2
rótulos cada, permitindo contratar 2, 4 ou 6 garrafas. O One, para iniciantes,
custa R$ 50 por mês (2 garrafas), o Classic em torno de R$ 100 por mês (2
garrafas) e o Premium R$ 220 por mês (2 garrafas). A promessa é que o preço das
garrafas aos sócios saia pelo menos 25% mais barato que o valor de mercado.
Acompanha revista com informações diversas. www.wine.com.br
Clube Evino – Assinatura única
com 2 rótulos, podendo ser configurada com 2 garrafas (R$ 99), 4 (R$ 189) ou 6
(R$279). Frete grátis apenas para SP, RJ, SC, PR e MG. Benefícios de frete e
descontos para compras de sócios no site. www.evino.com.br
Winelands – Assinatura de dois
rótulos podendo ser de 1, 2, 4 ou 6 garrafas, partindo de R$ 75 até R$ 325.
Frete grátis para o país todo. Um diferencial deste clube é que o sócio tem
direito a restrições. Por exemplo, se não toma vinho branco, não receberá em
suas seleções este tipo da bebida. www.clubedovinhowinelands.com.br
Dioniso Wine Club – Assinaturas
mensais com 2 garrafas e 2 rótulos por R$ 135 ou a bimestral, com 6 garrafas,
por R$ 380. Frete grátis para todo o país. Como diferencial disponibiliza canal
de contato direto com sommelier, por e-mail, e organiza jantares, degustações e
viagens enoturísticas com preços diferenciados. www.dionisoclubedevinhos.com.br
Sociedade da Mesa – Integra
grupo internacional de clubes de vinhos. Seleção mensal de um rótulo por R$44 a
garrafa, em média, podendo contratar até 6 garrafas por mês. Seleção Grandes
Vinhos, semestral, com dois rótulos, custando em média R$ 100 a garrafa. E, por
último, seleção Obras Primas com garrafas a R$ 250. Cobra frete à parte. www.sociedadedamesa.com.br
Vinitude - Este clube tem por
conceito disponibilizar aos assinantes rótulos menos industriais, produzidos em
escalas comerciais menores, em vinícolas pequenas e de personalidade. Frete
grátis para todo Brasil. R$ 50 por garrafa, podendo a assinatura ser de2, 4 ou
6 unidades. www.clubesdosvinhos.com.br
Vinhos de Bicicleta – “Como se
estivesse pedalando por pequenas vinícolas ao redor do mundo”, assim se define
este clube de seleções de rótulos artesanais. Achei a proposta uma fofura. A
assinatura Liberté custa R$ 99 (2 garrafas) e a Fraternité R$ 169 (2 garrafas).
www.vinhosdebicicleta.com.br
Vinogourmet – Este clube é para
quem sempre associa um bom vinho a uma boa comida – e gosta de ir para a
cozinha. Há opções de 2, 4 ou 6 garrafas, em assinaturas que levam simplesmente
o vinho ou acrescidas de produtos gastronômicos (tanto alimentos quanto
acessórios de cozinha). A assinatura de 2 garrafas, por exemplo, custa R$ 101 a
convencional e R$ 149 a gourmet. Os planos gourmets relacionam-se com as
sugestões de harmonização sugeridas aos rótulos do mês. www.clubevinogourmet.com.br
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