segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Clube de vinhos, que tal?!

Embora não seja algo novo, os clubes de vinhos têm se popularizado ultimamente e animado iniciantes nesse universo a contratar uma assinatura. Para quem ainda não sabe como funcionam, esses clubes oferecem seleções mensais, entregues na casa no cliente, por um preço normalmente fixo e com benefícios como compilação de informações especializadas.

Para quem é grande entendedor de vinhos – e só toma exemplares especialíssimos – esse tipo de clube pode não ser uma mão na roda, ops, taça. Mas, para quem não é tanto, é uma boa saída.

Se você não sabe escolher, tem uma equipe escolhendo para você. Se você não sabe como tomar, estão à mão informações sobre temperatura, necessidade de aeração ou decantação, tempo de guarda, harmonizações... E, ainda, chega em casa!

É um ótimo custo benefício, mas, claro que seleções para serem enviadas para milhares de pessoas são rótulos mais comuns. As únicas ponderações que já ouvi sobre este serviço até hoje foram de enófilos reclamando da qualidade, da personalidade, do peso das seleções. Então, no caso de muito conhecimento no assunto, talvez seja o caso de frequentar lojas físicas e realizar compras adequadas.

Para quem (como eu) mora em uma cidade que só vende Sangue de Boi e Chapinha no supermercado, o fato de os vinhos chegarem em casa já compensa muito. Além do mais, estes clubes costumam ser de lojas e importadoras e beneficiam com descontos e frete grátis compras além da assinatura.

Selecionei alguns que encontrei na rede e seus principais serviços. Tim tim!

Clube W – Um dos mais populares. Frete grátis para todo o Brasil e descontos de 15% com frete grátis, também, para compras dos sócios no site. Disponibiliza 3 assinaturas diferentes, com 2 rótulos cada, permitindo contratar 2, 4 ou 6 garrafas. O One, para iniciantes, custa R$ 50 por mês (2 garrafas), o Classic em torno de R$ 100 por mês (2 garrafas) e o Premium R$ 220 por mês (2 garrafas). A promessa é que o preço das garrafas aos sócios saia pelo menos 25% mais barato que o valor de mercado. Acompanha revista com informações diversas. www.wine.com.br

Clube Evino – Assinatura única com 2 rótulos, podendo ser configurada com 2 garrafas (R$ 99), 4 (R$ 189) ou 6 (R$279). Frete grátis apenas para SP, RJ, SC, PR e MG. Benefícios de frete e descontos para compras de sócios no site. www.evino.com.br

Winelands – Assinatura de dois rótulos podendo ser de 1, 2, 4 ou 6 garrafas, partindo de R$ 75 até R$ 325. Frete grátis para o país todo. Um diferencial deste clube é que o sócio tem direito a restrições. Por exemplo, se não toma vinho branco, não receberá em suas seleções este tipo da bebida. www.clubedovinhowinelands.com.br

Dioniso Wine Club – Assinaturas mensais com 2 garrafas e 2 rótulos por R$ 135 ou a bimestral, com 6 garrafas, por R$ 380. Frete grátis para todo o país. Como diferencial disponibiliza canal de contato direto com sommelier, por e-mail, e organiza jantares, degustações e viagens enoturísticas com preços diferenciados. www.dionisoclubedevinhos.com.br

Sociedade da Mesa – Integra grupo internacional de clubes de vinhos. Seleção mensal de um rótulo por R$44 a garrafa, em média, podendo contratar até 6 garrafas por mês. Seleção Grandes Vinhos, semestral, com dois rótulos, custando em média R$ 100 a garrafa. E, por último, seleção Obras Primas com garrafas a R$ 250. Cobra frete à parte. www.sociedadedamesa.com.br

Vinitude - Este clube tem por conceito disponibilizar aos assinantes rótulos menos industriais, produzidos em escalas comerciais menores, em vinícolas pequenas e de personalidade. Frete grátis para todo Brasil. R$ 50 por garrafa, podendo a assinatura ser de2, 4 ou 6 unidades. www.clubesdosvinhos.com.br

Vinhos de Bicicleta – “Como se estivesse pedalando por pequenas vinícolas ao redor do mundo”, assim se define este clube de seleções de rótulos artesanais. Achei a proposta uma fofura. A assinatura Liberté custa R$ 99 (2 garrafas) e a Fraternité R$ 169 (2 garrafas). www.vinhosdebicicleta.com.br


Vinogourmet – Este clube é para quem sempre associa um bom vinho a uma boa comida – e gosta de ir para a cozinha. Há opções de 2, 4 ou 6 garrafas, em assinaturas que levam simplesmente o vinho ou acrescidas de produtos gastronômicos (tanto alimentos quanto acessórios de cozinha). A assinatura de 2 garrafas, por exemplo, custa R$ 101 a convencional e R$ 149 a gourmet. Os planos gourmets relacionam-se com as sugestões de harmonização sugeridas aos rótulos do mês. www.clubevinogourmet.com.br

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