sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Um milharal chamado Peru

Olha o Choclo aí! Foto: Thalita Araújo
 Uma das curiosidades gastronômicas que mais atiçavam minha imaginação em relação ao Peru era o milho. Ou melhor, os milhos. Aqui, para nós, milho é milho, amarelinho, que serve pra pipoca, pamonha, fubá, cozido com sal e manteiga... Lá, milho quer dizer tanta coisa que cada um tem seu próprio nome (rs).

E, assim, em viagem àquela terra tão rica culturalmente e enigmática, pude sanar minha curiosidade. Perguntei aqui e ali quantos tipos de milho existiam na região. “Milhares”, diziam uns, “dezenas”, amenizavam outros. Continuo sem saber a quantidade exata de variedades existentes (alguém sabe?), mas o número não me interessa tanto assim...
Chullpi e Choclo para acompanhar os ceviches e tiraditas. Foto: Thalita Araújo


Choclo. Foto: Thalita Araújo
Maiz Morado. Não é lindo?! Foto: Thalita Araújo
Em Cusco, arredores e em Puno, às margens do Lago Titicaca, em restaurantes, feiras, mercados e nas ruas, pude, ao menos, ver os tipos mais consumidos. O Choclo, um milho branco, de grãos bem grandes, está em todo lugar: servido com ceviches, cozido na rua (acompanhado de um queijo que não recomendo), usado para fazer um bolinho também vendido a céu aberto, enrolado na própria palha (um parente distante e fofinho da pamonha). Enfim, Choclo para todo lado.

Mas, confesso, fiquei um pouco frustrada por ver os mesmos tipos por onde andava (ok, eu esperava ver todas as variedades de milho dando sopa...). Fui a uma feira em Cusco e encontrei mais variedades. Uma senhora me explicou que alguns são pouco utilizados mesmo e outros são utilizados em preparações bem específicas.

O Maíz Morado, o mais lindo de todos - de uma cor roxa quase negra – por exemplo, serve para duas coisas apenas, relatou-me a peruana: para fazer a Chicha Morada, tradicional refresco local, e a Mazamorra Morada, sobremesa deliciosa (provei do Limo Cocina Peruana & Pisco Bar, na Plaza de Armas, Cusco e recomendo). “Só isso?” perguntei. “Solo”, respondeu-me. Mas, descobri que eram poucas e boas coisas...
A sobremesa Mazamorra Morada, feita com o Maíz Morado. Foto: Thalita Araújo


Chullpi, crocante e salgadinho. Foto: Thalita Araújo
Ela também me mostrou um milho rajado, em branco e preto, que fica bom em caldos e sopas. Um vermelho que, segundo ela, também é usado com o mesmo fim.

O Chullpi, amarelo e com os grãos compridos, comi como tira-gosto, torrado e salgado, em um restaurante (que tinha outros tipos diferentes junto) e vi por vezes ser vendido em saquinhos em mercados e conveniências, como um amendoim salgado.


Haja prato para tanto milho! E já quero voltar para conhecer um pouco mais. E se eu te contar das batatas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário