quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Brasileiros estão consumindo mais queijo e impulsionando mercado


Foto: Reprodução
O consumo de queijos no Brasil cresceu 76% somente entre os anos de 2005 e 2013, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq). Tanto o consumo quanto a produção nacional têm boas estimativas de desenvolvimento nos próximos anos.

Como o país ainda tem um consumo per capita muito aquém de outros países, os olhos de empresas estrangeiras já brilham ao mirar o potencial de desenvolvimento por aqui.

Citando os dados da Abiq, o consumo médio per capita de queijos é de apenas 5,1 quilos por ano no Brasil. A vizinha Argentina chega a 11 quilos. A média dos países europeus é de 20 quilos per capita ao ano, onde Itália e França lideram, com marcas próximas de 25 quilos, 5 vezes mais que nós.

Foto: Reprodução
A projeção da associação é que até 2030 o país chegue a 11 quilos por pessoa ao ano. Atualmente, a maior parte - 70% - do queijo consumido é dos tipos muçarela, prato e requeijão. A tendência é que o brasileiro também passe a consumir tipos variados do alimento, o que vem acontecendo ao passo em que o mercado tem disponibilizado maior variedade ao consumidor.


Outro dado interessante da Abiq é que esse impulso no mercado de queijos tem como um de seus fatores principais o consumo fora de casa, em restaurantes e estabelecimentos alimentícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário