segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cachaça & Gastronomia


Foto: Reprodução
Meu esposo chegou de uma viagem a Minas Gerais esses dias com um livro à mão, intitulado Cachaça & Gastronomia, lançado este ano por iniciativa do Mapa da Cachaça, com apoio do site Destemperados e do Ministério da Cultura.
 
Achei o livro um mimo, muito informativo sobre esse bem precioso, histórico e tão intrínseco à cultura nacional, que é a cachaça. Ele traz diversos tipos de informações sobre produção e também um roteiro de estabelecimentos em todo o país onde achar as melhores cachaças e drinks à base da bebida para degustar, além de receitas.

Foto: Thalita Araújo
Cachaça & Gastronomia conta que o destilado é produzido no Brasil desde 1.532 e até a legislação protege este bem nacional. De acordo com o decreto 6871/2009, art. 53, a Cachaça tem por definição “a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (ºC), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar(...)”. Quando um destilado não se encaixa nos critérios legais, recebe o nome de Aguardente de Cana. 

A cachaça pode ser: Branca (Clássica, Tradicional ou Prata); Amarela, quando armazenada ou envelhecida em madeira (Ouro, Envelhecida, Premium, Extra Premium); Armazenada, quando passa por “amaciamento” por tempo indeterminado em toneis de madeira, conferindo à bebida aroma e paladar de acordo com a madeira; e Envelhecida, em que pelo menos 50% da cachaça fica um ano ou mais em toneis de madeira de tamanho determinado (700 litros), apresentando alterações mais acentuadas de cor, sabor e aroma (Premium ou Extra Premium).

Também gostei das diferenças descritas entre as cachaças industrial e artesanal, por exemplo, em relação à colheita de cana-de-açúcar. No primeiro caso ela é colhida por máquinas e comumente se usa a queima do canavial. Já a nomeada artesanal tem a colheita de canas selecionadas por processo manual, sem máquinas e sem uso do fogo.

Essas dicas ajudam os leigos na hora de degustar, comprar uma garrafa ou presentear aquela pessoa que gosta da bebida. Vai ser um pouco mais fácil ler o rótulo e escolher a partir de agora, não?!

Um comentário: