quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Com gasolina mais cara, etanol fica mais vantajoso

E os memes estão tomando conta do assunto... (Foto: Reprodução)
Desde o último domingo os postos de combustíveis brasileiros passaram a cobrar mais caro pelo litro de gasolina e de óleo diesel, repassando ao consumidor o aumento do governo federal do PIS e Cofins incidentes nos dois combustíveis.

O aumento para a gasolina foi de R$ 0,22 e para o óleo diesel de R$ 0,15, mas, nos postos os preços ao consumidor variam e os reajustes, em alguns, foram maiores que os repassados às distribuidoras. Com a gasolina mais cara, os veículos Flex tem a opção de abastecer com o etanol, alternativa que se encontra mais vantajosa em grande parte do país.

Para quem tem dúvidas em analisar qual a melhor opção na hora de abastecer, a conta é simples: se o preço do etanol corresponder até 70% do preço da gasolina, é vantajoso, caso contrário, prefira a gasolina, mesmo. Ou seja, basta dividir o preço do litro do etanol pelo preço da gasolina, se o resultado for menor que 0,7, compensa etanol. Se for igual, não faz diferença um e outro e, sendo superior a 0,7, escolha gasolina. Essa é uma conta geral, que se aplica à maior parte dos casos e que não exclui casos particulares.

Segundo a agência Reuters, com a gasolina mais cara, as usinas de álcool também podem elevar os preços do etanol combustível.

Mais etanol na gasolina

Outra novidade recente em relação a combustíveis é que o governo aprovou aumento da mistura de etanol na gasolina, de 25% para 27%. A mudança na mistura, diz a Reuters, era fortemente defendida pelas empresas de açúcar e etanol, como forma de aliviar a crise vivida pelo setor. O etanol anidro é um dos produtos com melhor remuneração das usinas.

A demanda pelo biocombustível deve subir em 1 bilhão de litros por ano no país, colaborando para melhorar um pouco a situação financeira das usinas, que conseguem melhor retorno com o biocombustível do que com o açúcar, cujos preços internacionais estão deprimidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário