quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Os tipos de açúcar da cana e seus benefícios


Foto: Reprodução
Falando em etanol, lembramos de sua matéria prima, a cana-de-açúcar, que, como seu próprio nome já sugere, também é a fonte de algo adorável e desejado (às vezes perigoso, rs), o açúcar.

Para uns, é muito fácil distinguir os tipos de açúcar provenientes da cana e escolher a opções que mais agrada. Já outros desconhecem a diferença entre as variedades, post este que vem ajudar.

No comércio encontramos com facilidade 4 tipos de açúcar vindo do mesmo princípio: açúcar branco refinado, açúcar cristal, açúcar demerara e açúcar mascavo.

O banco refinado é o mais processado. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e mais adaptável ao paladar. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes). Em minha opinião, o pior tipo.

Já o açúcar cristal, tão comum quanto o refinado, é um pouco menos processado. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, mas que já retira 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, é o mais utilizado e indicado em receitas.

Na escala de processamento, antes do cristal vem o açúcar demerara, ainda pouco popularizado – apesar de já ser facilmente encontrado em qualquer supermercado – e que custa bem mais caro que todos os outros tipos. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo. Esse é o que mais gosto e não influencia cor nem sabor dos preparos.

Por último, o mais bruto, o açúcar mascavo, que é escuro e úmido. Ele não passa pela etapa de refinamento, conservando o cálcio, o ferro e os sais minerais. O ponto negativo pode ser a interferência na cor e no sabor das receitas.

Ainda existem outras variações criadas pela indústria, como os torrões de açúcar, açúcar light, açúcar de confeiteiro e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário