segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A produção de cevada no Brasil


No Brasil, segundo informa Embrapa, a cevada é cultivada em escala comercial exclusivamente para uso na fabricação de malte, principal matéria prima da indústria cervejeira. Em 2014, foram cerca de 350 mil toneladas colhidas no país.

A expansão da cultura da cevada é relativamente recente e deve-se, principalmente, às iniciativas da indústria cervejeira, que fomentou a produção nacional para garantir oferta, e pelo encarecimento do produto externo na década de 1970.

Na década de 80, o incentivo para a cultura veio junto à construção de maltarias, financiamento e garantia de preços da produção e pesquisas desenvolvida pela Embrapa.

A produção brasileira está concentrada, em sua maior parte, nos estado do sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (este último em escala bem menor que os dois primeiros).

A malteação tem sido a principal aplicação econômica da cevada no Brasil, segundo pesquisa da Embrapa. Aproximadamente 75% da cevada produzida é utilizada na fabricação de malte, 7% é reservada para semente e os 18% restantes na elaboração de rações, por não atingir padrão de qualidade cervejeira. Aproximadamente 95% do malte é destinado para fins cervejeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário