segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Brasil é o maior exportador de mamão; conheça outros usos da fruta



Foto: Reprodução

Falando em Furrundu na composição de cerveja e hambúrguer, o doce é feito a partir de uma fruta que está muito presente no cotidiano brasileiro, o mamão. O Brasil está no topo da lista dos maiores exportadores mundiais da fruta e o principal estado produtor é a Bahia.

De acordo com dados do Cepea, o estado bahiano representa mais de 40% da produção nacional, seguido pelo Espírito Santo, que congrega em torno de 30% e, adiante, aparecem os estados do Rio Grande do Norte e Minas Gerais, como produtores menores, mas ainda representativos.

Além do fruto in natura e da utilização na indústria alimentícia, na fabricação de polpas, geleias, sucos, néctares e outros, o mamão é curiosamente utilizado para outros fins, que muitos de nós nem imagina.

O Sebrae Nacional conta que do látex do mamão verde é extraída a papaína, enzima que quebra proteínas (proteolítica), utilizada para os mais variados fins nas indústrias têxteis, farmacêuticas, de alimentos e de cosméticos. Pode ser apresentada nas formas refinada, líquida ou purificada.

A indústria de cerveja é a principal consumidora de papaína, com cerca de 75% da demanda, utilizando-a na clarificação e estabilização de cerveja.

Além da papaína, também se extrai das folhas, frutos e sementes do mamoeiro, um alcaloide denominado carpaína, utilizado como ativador cardíaco. Além disso, o mamão é uma boa fonte de cálcio e uma excelente fonte de provitamina A e de ácido ascórbico (Vitamina C).

Do fruto integral "riscado", após a extração do látex, é extraída a pectina, usada na indústria de alimentos e componente peletizado para ração animal. Das sementes é extraído óleo para uso industrial e torta para ração animal. Versatilidade, não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário