sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

É canja, é canja, é canja de galinha!


Foto: Reprodução

Canja de galinha. Taí algo que sua vó certamente já lhe ofereceu quando aquela gripe forte ou resfriado te pegou... Um prato muito simples, gostoso e que não ganha a mesa apenas em dias de pouca saúde.
 
Outro dia vi a Bela Gil, no programa Bela Cozinha, no GNT, dizer que as vovós tem toda razão: a gordura da galinha, derretida no preparo do prato, tem comprovada ação descongestionante, além do fato de que qualquer líquido quente ajuda bastante do processo de expectoração. 

Ponto pras vovós, pras receitinhas passadas de geração para geração e pra alimentação saudável. Para acompanhar esta curiosidade, segue a receita da canja de galinha que a Bela ensinou em seu programa:

Ingredientes:

¼ do frango inteiro (com a pele, se for caipira, ou sem pele, se não for caipira)
2 dentes de alho
1 limão
¼ cebola picada grosseiramente
3 cenouras cortadas em rodelas
2 talos de aipo cortados na diagonal
2 colheres de sopa de salsinha picada
¼ copo de arroz integral
sal marinho
2 litros de água

Medidas padrão:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal, alho e limão. Coloque a galinha na panela, adicione a água, cenoura, aipo e sal. Tampe. Quando ferver, abaixe o fogo. Se o frango for caipira, cozinhe por 1 hora. Acrescente o arroz e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Se o frango não for caipira, o tempo total de cozimento é de 40 minutos e o arroz deve ser colocado junto com a galinha e a água. Desligue e deixe descansar para apurar o sabor antes de servir. Se preferir, desfie o frango e jogue os pedaços na panela ou sirva as peças inteiras. Antes de servir, acrescente a salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário