segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

2014, o ano dos bistrôs delícia e outras novidades gastronômicas em Cuiabá


Revirado de carne com purê de banana do Nova Mesa (Foto: Nova Mesa)

Nos últimos 10 anos tenho acompanhado o crescimento de Cuiabá e a chegada, a cada ano, de mais e mais novidades gastronômicas. “Se não tem mar, vamos pro bar”, sempre ouvi. No lugar do bar – ou antes dele – os restaurantes fervilham. A cidade cresceu, o trânsito ficou caótico... O costume de almoçar em casa durante a semana ficou difícil e preso a um passado não muito distante de uma capital com ares de interior.

Neste contexto, 2014 foi um ano de muitos almoços fora de casa, mas com cara de casa, em pequenos e deliciosos bistrôs que nasceram em Cuiabá durante o ano ou que já existiam e se solidificaram, aumentaram o atendimento e a demanda.

Para quem não gosta do fast food de shopping regado à poluição visual e sonora de uma praça de alimentação, os bistrôs são a fórmula perfeita para uma refeição ao melhor estilo comfort food, intimista, tranquila e gostosa.

O Espaço Gourmet Nova Mesa (24 de Outubro, Vila Maria) é um dos que eu adoro. Tem várias opções de pratos no dia e o cardápio muda a cada semana. Neste ano, o espaço ficou maior para atender mais clientes. Há sempre pratos contemplando a gastronomia regional – o que me agrada muito – e opções diárias que agradam todo tipo de paladar. Além disso, ponto a mais para a simpatia da chef Luciana Leite.

Outra pequena delícia é o Bistrô Vitta (Galeria Hélio Palma, Marechal Deodoro), inaugurada em 2014 e que já ganhou post por aqui. Simples, espaço bem reduzido, comida cheia de carinho e muito gostosa. Para quem quer almoçar com calma. A cada dia, pratos diferentes disponíveis, como saladas, lasanha, massas, escondidinhos e outros.

Foto: Seu Majó/Divulgação
Quem nasceu para abrilhantar o ano na cidade foi o Seu Majó (Rua Sírio Libanesa 287), um restaurante com cardápio de comida ítalo-brasileira. É a união de receitas simples de família com técnicas mais rebuscadas e cheias de criatividade. Tem capacidade para pouco mais de 24 pessoas e oferece prato executivo do dia para o almoço, com preço mais reduzido. Sempre uma ótima opção para fugir do óbvio ao meio-dia!

O Casarão da Dega (24 de Outubro) foi outro estabelecimento que firmou raízes e conquistou mais clientes fieis em 2014. A fórmula de sucesso inclui um casarão antigo com ares de “casa de vovó”, comida caseira de qualidade, ingredientes frescos e algumas opções de pratos a cada almoço, entre criações mais elaboradas e mais simples.

Outros pequenos restaurantes do tipo também abriram suas portas no ano que passou, trazendo mais sabor e tranquilidade à vida dos cuiabanos e paus-rodados que almoçam diariamente fora de casa, como o Galeto Cuiabano e o Bistrô de Raiz, que ainda não pude conhecer. E 2015 promete novidades, ainda na Rua 24 de Outubro, meu logradouro preferido. E você, tem algum bistrô delícia para nos indicar?! Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário