sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mobilização: Gastronomia é Cultura



Gastronomia é Cultura. Para mim, esta afirmativa faz todo sentido e sempre fez, desde que eu comecei a procurar na comida a identidade dos lugares que visitava. Mas, na prática, não é bem assim, pelo menos ainda.

Essa é a discussão do premiado e mundialmente consagrado chef Alex Atala, que conduz o D.O.M (neste ano, o 7º melhor restaurante do mundo), pesquisador de comida e ingredientes típicos das regiões brasileiras.

Ele lançou a campanha Gastronomia é Cultura / Eu como Cultura, que objetiva fazer com que a gastronomia seja legalmente considerada cultura, através da aprovação do Projeto de lei 6.562/13 no Congresso. 

 O PL, apresentado por Gabriel Guimarães (PT-MG) no ano passado, inclui a Gastronomia na Lei Rouanet, permitindo que pesquisas e publicações da área obtenham recursos e incentivos fiscais, como acontece com outras áreas da cultura como cinema, literatura e teatro.

A campanha de Atala quer reunir 1 milhão de assinaturas para pressionar a aprovação do PL. Essa seria uma grande conquista para a gastronomia brasileira, que teria mais acesso a recursos para projetos, regulamentação de ingredientes e receitas, projetos sociais que utilizem e reorganizem as cadeias de alimentos, enfim, só coisa gostosa.

O site Gastronomia é Cultura traz um vídeo de Atala e outras informações, além do que mais importa: um arquivo em PDF para baixar, imprimir, assinar e despachar pelos Correios. Ou acesse o arquivo diretamente AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário