segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Azeite: Espanha foi o país que mais produziu e o Brasil o que mais importou em 2014



Foto: Reprodução
A Espanha foi o país que mais produziu e exportou azeite de oliva durante o ano de 2014, seguindo a tendência consolidada nos últimos anos, conforme dados do Conselho Oleícola Internacional (IOC – International Olive Council). Enquanto isso, na outra ponta, o Brasil foi o país que mais importou o produto.

A produção mundial de azeite este ano deve ficar em torno de 3,1 milhões de toneladas, dos quais 1,7 milhões produzidos em terras espanholas, o que representa mais da metade, 57%. Já o consumo mundial deve fechar a temporada com 2,9 milhões de toneladas.


Segundo a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), a Itália segue a Espanha no ranking de maiores produtores, seguida pela Grécia, Síria, Turquia, Tunísia e Marrocos, que compõem os países com maior representatividade.

O Brasil é um “prato cheio” para este mercado, já que importa o produto e tem um enorme potencial de crescimento do consumo – e o azeite faz cada vez mais parte da alimentação nacional. A Oliva tem dados antigos sobre isso, do começo da década, que apontam que o consumo per capita ainda era muito baixo no Brasil, 170 gramas/ano, comparativamente aos gregos, que consomem 25kg/ano, e os italianos e espanhóis, com 12kg/ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário